Duração: aprox. 4 horas Fácil Cultural Histórico Quissamã
Nos encontramos no Centro de Quissamã e vamos para a nossa primeira parada: o Canal Campos-Macaé. Inaugurado em 1861, é o segundo canal artificial mais longo do mundo e é considerado uma das maiores obras de engenharia do século XIX, conectando os rios Paraíba do Sul e Macaé. Teremos uma contemplação da arquitetura da casa da fazenda Mato de Pipa, a mais antiga casa de senhor de engenho que restou na região Norte Fluminense. Foi o núcleo original do processo de povoamento que deu origem ao centro urbano da atual Quissamã. Sem dúvida, este é um dos pontos altos da visitação!
O Museu Casa Quissamã caracteriza-se como um espaço voltado à valorização, preservação e educação patrimonial da região Norte Fluminense. Da varanda, situada no corpo central da casa, o visitante é convidado a observar a alameda de palmeiras imperiais e a refletir sobre conceitos como tempo, permanência, memória e patrimônio. O mobiliário dos cômodos, os objetos, os retratos e as fotografias da família procuram recriar o clima, os usos e os costumes da época áurea da fazenda, que hospedou o imperador D. Pedro II.
Na saída, uma contemplação à majestosa árvore de Baobá, que é citada no conto O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Tombado em 1979, o Complexo Cultural do Quilombo de Machadinha abriga hoje dezenas de famílias de descendentes de diversos países do continente africano. Encontraremos as ruínas da casa-grande, o antigo armazém, a capela de Nossa Senhora do Patrocínio e o conjunto de senzalas totalmente restauradas.
Por fim, no Engenho São Miguel, veremos o processo de produção da Cachaça 7 Engenhos e, ao final, uma provinha! Primeiro empreendimento do tipo na América do Sul, o Engenho Central de Quissamã foi inaugurado em 1877 para acolher grande parte da produção canavieira da região. Sua então moderna planta industrial foi projetada para priorizar a produção de açúcar. Será possível ver as ruínas da majestosa construção e algumas locomotivas seculares, usadas para transportar trabalhadores e cana-de-açúcar, paradas no pátio principal.
Prazo de 7 dias de cancelamento após a contratação, desde que não seja na semana da viagem.
Desistências estão sujeitas a multas de mudança ou cancelamento. Consulte o operador.
Se o passeio for cancelado por condições climáticas ou razões operacionais, a agência pode remarcar para o próximo dia ou devolver o valor integral.
A agência pode permitir que o cliente substitua outra pessoa no lugar, desde que seja feito dentro de um prazo determinado