Duração: 4 horas Fácil A pé Citytour Histórico cultural

walking tour Cultural de Quissamã

Iniciamos o passeio na Praça Brigadeiro José Caetano de Barcelos Coutinho, descendente dos sete capitães que receberam essas terras de sesmarias em 1627. Seguiremos para a Chácara São João e Casa de Formação, construída em 1882, uma bela casa em estilo eclético, com telhados geminados e rendilhados, que serviu como residência de parentes do Duque de Caxias. Outro destaque no Centro Histórico é a Casa de Formação de 1870, hoje sede do poder executivo.

Visitaremos a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, erguida em estilo neogótico em 1924, acompanhada por um charmoso coreto em formato de cruz, datado de 1915, que simboliza a fé católica na cidade.

Seguiremos para a Casa da Família Silva, a Casa de Mato de Pipa e o Sobradinho. A Casa da Família Silva é chamada de "casa das filhas" em referência à Casa de Mato de Pipa, de 1777, considerada a "casa avó". O Sobradinho, de 1870, com dois pavimentos, serviu como apoio à antiga linha férrea e hoje abriga um centro cultural.

Nossa próxima parada será o Canal Campos-Macaé, uma importante obra do Brasil Império, construída em 1844 para escoar a produção açucareira entre Campos, Quissamã, Carapebus e Macaé, com cerca de 100 km de extensão. Dom Pedro II visitou a obra em 1847.

Finalizaremos o tour no Museu Casa Quissamã, antiga sede da Fazenda de Quissamã, residência do influente José Carneiro da Silva, Barão e Visconde de Araruama. O local foi um importante centro econômico e político do Império e integra o registro iconográfico do livro “Brazil Pittoresco”, publicado em 1861, um dos mais relevantes documentos sobre o século XIX.

  • Guia
  • Gastos pessoais
  • Sim, fique tranquilo. Você tem direito ao arrependimento e poderá desistir da compra em até 7 dias depois da compra e ter seu dinheiro ressarcido em 100%, desde que seja respeitado o prazo de 48 horas, antes da data e horário do agendamento.


    R$ 35,00 R$ 35,00 (por pessoa)


    Reserve online!

    Cancelamento sem custo


    Whatsapp